Filtros
Subcategorias
Preço
cor
Marca
Voltagem
Unidade
Ao continuar navegando você aceita os cookies que utilizamos para melhorar o desempenho, a segurança e a sua experiência no site =) Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Ventiladores

Ventiladores

Ventiladores

Ventiladores: Saiba como escolher!

O verão é uma das melhores estações do ano, a gente mata a saudade do calor, mas também não quer passar o dia inteiro suando, não é mesmo? Tem gente que é fã de ar-condicionado, mas num contexto geral, muitas vezes devemos evitar os lugares fechados.

Na verdade, em qualquer circunstância, permitir que o ar circule vai ser sempre a opção mais saudável. E um grande aliado nessa hora são os ventiladores.

Pode parecer nostálgico, mas os ventiladores estão mais modernos, eficientes e versáteis do que nunca, e são uma alternativa ótima para se refrescar nos dias quentes, sem abrir mão da saúde e do design.

Ventilador de Parede

Indicado para bares, restaurantes, igrejas, academias, plantas industriais e outros estabelecimentos com grande circulação de pessoas, os ventiladores de parede são potentes e o vento que eles geram conseguem atingir grandes áreas, mesmo que eles não sejam muito grandes.

O ventilador de parede também é muito prático e útil em residências em que com pé direito é muito alto ou irregular, e alguns modelos contam com controle remoto, aumentando ainda mais sua praticidade.

Uma das maiores vantagens do ventilador de parede é não ocupar o espaço útil dos estabelecimentos. Além disso, ele permite variar a direção do vento, evitando o desconforto de ter o vento soprando o tempo todo na sua direção.

O ângulo e o número de pás do ventilador, associado à potência, está diretamente relacionado à quantidade de vento produzida. No entanto, fique atento: Essas características também influenciam diretamente na quantidade de ruído, então, se você faz questão de ventiladores silenciosos, opte pelos modelos com menor número de pás.

 

Ventilador de Coluna

Os ventiladores de coluna, também chamados de ventilador de pedestal, têm a vantagem de serem portáteis e mais potentes que os ventiladores de mesa, sendo indicado para lugares amplos. Apesar de ocupar espaço no chão, não requerem instalação, podendo ser utilizado imediatamente. Essa característica é um grande diferencial, sendo apropriado, por exemplo, para um imóvel que esteja sendo alugado por apenas algumas semanas. Outra vantagem é que ele pode ser facilmente colocado em diferentes cômodos da casa.

Como ele conta com seu próprio suporte, não ocupa a superfície de mesas e outros móveis, e ventila a uma altura que refresca pessoas em pé ou sentadas, de forma direcional ou generalizada, além de ser o modelo de ventilador mais silencioso.

Ventiladores de Teto

Essa é a opção mais comum em casas e apartamentos. O ventilador de teto combina as funções ventilação, exaustão e iluminação, sendo uma excelente opção para cômodos pequenos e médios.

A instalação de um ventilador de teto deve ser feita por um profissional qualificado, já que envolve a fixação correta e segura do aparelho, além da instalação elétrica conectada à parede, onde ficam os controles do aparelho. Alguns modelos contam com controle remoto, aumentando ainda mais a praticidade.

Os ventiladores de teto em geral são silenciosos e contam com as funções ventilação e exaustão. Na ventilação, o ar é empurrado para baixo e você pode sentir diretamente o vento fresco. No modo exaustão, em que o ar é empurrado para cima, proporcionando a circulação do ar sem aquele vento direto, que pode ser incômodo para algumas pessoas, e mantendo a temperatura mais equilibrada.

Uma curiosidade é que a função exaustão dos ventiladores de teto também pode ajudar a economizar energia no inverno, quando você estiver utilizando aquecedores. Isso porque a tendência do ar quente é subir, e, ao utilizar a função exaustão, o ar quente circula pelo ambiente, permitindo que o termostato do seu aparelho seja acionado menos vezes, e consequentemente diminuindo o consumo de energia.

Ventiladores de Mesa

São os aparelhos mais comuns e portáteis, herdeiros dos primeiros modelos, criados nos anos 30 do século passado. Como são menos potentes, também são mais econômicos, tanto na hora de comprar quanto na hora da chegada da conta de luz. É um eletrodoméstico que você pode levar para qualquer lugar, ocupa pouco espaço e pode ter o vento multidirecional ou unidirecional, dando bastante autonomia ao comprador.

Hoje, os ventiladores de mesa são produzidos com novos materiais e design arrojado, aumentando a eficiência e fazendo deles ventiladores cada vez mais silenciosos.

O preço desses ventiladores também é um atrativo, sendo o modelo mais acessível e versátil. Uma desvantagem é o fato de ele ocupar espaço em mesas e outras superfícies. Essa característica, no entanto, é compensada pelo fato de ele poder ser facilmente guardado quando não estiver em uso.

 

Climatizadores: Novidade que refresca

Um outro eletrodoméstico que pode interessar quem quer manter o clima fresco dentro da sua casa ou negócio são os climatizadores de ar. Menos populares no Brasil que os ventiladores e que o ar condicionado, ele oferece alternativas e vantagens em relação aos dois: Climatizadores são bem mais potentes que os ventiladores, e ao mesmo tempo são mais econômicos e ecológicos que o ar-condicionado, já que não utiliza gás refrigerante, mas água como regulador de temperatura.

Outra vantagem é que ele mantém a umidade do ar, reduzindo o risco de alergias e problemas respiratórios. Esses aparelhos contam com filtros que garantem a qualidade do ar, purificando o ambiente e sendo especialmente útil nesse contexto de emergência sanitária em que estamos vivendo.

Os climatizadores também tem como benefício serem portáteis e não exigirem instalação. Isso é especialmente útil em edifícios em que a capacidade energética seja incompatível com a instalação de ar-condicionado. Os preços dos climatizadores também são bem mais atrativos que dos aparelhos de ar-condicionado. Uma desvantagem é a capacidade de refrigeração, os climatizadores são recomendados para espaços menores, de até 60m2.

 

Encontre o ventilador certo para você na RM Ferramentas

Na nossa loja on-line, dispomos de uma variedade de modelos de ventiladores e climatizadores. Você pode escolher de acordo com a categoria desejada, e ainda filtrar por preço, cor, marca e voltagem.

Além dos ventiladores, você também encontra diversos modelos de climatizadores e aparelhos de ar-condicionado, além de exaustores e aquecedores. Aqui você encontra o modelo mais adequado e que melhor combina com o ambiente (ou ambientes) para o qual você precisa de ventilação e/ou climatização. Aproveite a brisa e fique frio!